Ganhar dinheiro trabalhando de casa com a internet é um desejo de mais e mais pessoas.

Se você chegou aqui é por que também tem o mesmo desejo. Passar mais tempo em casa. Pegar menos trânsito. Passar mais tempo com a família e poder ganhar dinheiro mesmo viajando, de forma automática.

Trabalhando na internet como afiliado permite esse tipo de vida.

E muita gente tem vivido assim. Ganhando de centenas a milhares de reais. Para alguns apenas um hobby, para outros o caminho mais rápido para ficarem ricos.

Mas todos tem que começar de algum lugar. Aqui vou explicar o básico para você a afiliação que é uma das formas de ganhar dinheiro com a internet.

Afinal, o que é um afiliado?

Um afiliado é uma espécie de representante de alguma marca ou loja, que ganham comissões por indicar produtos físicos ou digitais.

Essa é a forma mais comuns de quem resolver empreender na internet começa, mesmo que seja buscando apenas conseguir um dinheiro extra. Passam a trabalhar com marketing de afiliados e empreendedorismo digital como um Plano B, que depois pode virar o plano principal na vida.

Qualquer pessoa pode ser um afiliado, basta se cadastrar em algum programa de afiliados e começar a divulgar os produtos. Os programas de afiliados no Brasil hoje estão crescendo em qualidade e quantidade, os mais famosos são: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Zanox, Lomadee e WebAfiliados. Cada empresa dessa foca em diferentes tipos de produtos.

Mais na frente explico melhor a função dessas empresas.

Antes de continuar, quero deixar bem claro que trabalhar como afiliado não tem nada relacionado com pirâmides financeiras ou qualquer outra picaretagem do gênero. Gerar conteúdo de qualidade e indicar produtos para um público específico é um trabalho que precisa de técnica e dedicação.

Renda Extra como Afiliado

Divulgando em blogs, Youtube ou Facebook

Os programas de afiliação solicitam que você use alguma plataforma para trabalhar. Você pode publicar artigos em algum site, criando vídeos para o Youtube ou criando uma fan page no Facebook para compartilhar notícias e ideias sobre algum assunto e também para divulgar os produtos.

A principal diferença entre o trabalho de um vendedor qualquer e um afiliado é que o primeiro só quer saber de empurrar o produto para cima da gente, mas o segundo tem que primeiro gerar valor para o usuário para que ele se sinta confortável na hora de aceitar uma oferta.

O valor que o afiliado gera é na forma de conteúdo que o usuário que está navegando na net goste e consuma.

Muitas blogueiras de moda ganham um bom dinheiro na internet e vivem falando sobre o que gostam e ganhando comissões por indicar produtos que elas usam, começaram como um hobby e depois se tornaram empreendedoras digitais de sucesso.

Assim como as de moda, existem os gamers, os que falam sobre nutrição e emagrecimento entre outras dezenas de nicho.

Para entender como realmente funciona esse mundo da afiliação digital você tem que aprender os conceitos de mercado, nichos e micro nichos.

Mercado, nicho e micro nicho.

O mercado representa o todo de alguma categoria de produto, como o mercado de roupas.

Podemos reduzir esse mercado para roupas femininas, que seria um nicho. Você percebe que essa categoria ainda não é tão específica.

Afunilando ainda mais, podemos ter o micro nicho de roupas femininas para usar durante o inverno. Agora sim temos um assunto bem específico. Não é todo mundo que sabe dizer as melhores roupas para o inverno (eu não tenho nem ideia :D)

O objetivo desse afunilamento é facilitar a vida do afiliado, já que é mais fácil começar atingindo um pequeno grupo interessado em um assunto específico, do que muita gente pouco interessada sobre tudo.

Programas de afiliado no Brasil

Atualmente no Brasil, muitas lojas já utilizaram esses programas para vender seus produtos. Algumas delas tem programas próprios, como a Amazon, outras utilizam serviços que trabalham com várias lojas e fazem o contato entre a loja e o afiliado.

Os serviços mais conhecidos são: Lomadee, Zanox e Hotmart.

A Lomadee reúne lojas como Americanas, Ricardo Eletro, Submarino, Dafiti e muitas outras. Ela é um empresa do grupo Buscapé e já está no mercado desde 2009.

A Zanox é uma empresa que opera em outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido entre outros. As grandes empresas brasileiras também estão associadas a Zanox, além de outros e-commerce que atuam em nicho bem específicos, como a Natue e o Beleza na Web.

A Hotmart é uma empresa que trabalha especificamente com produtos digitais. Esses produtos podem ser vídeo aulas, e-book, podcasts, softwares entre outros. Aqui vários produtores independentes podem vender seu conteúdo de forma facilitada e você pode ganhar até 60% de comissão nos produtos.

Os produtos físicos oferecem comissão de até 15%, em média, mas isso não quer dizer que ser afiliado de produtos digitais é o que vale a pena. Isso vai depender de diversos fatores, como: forma de divulgação, a demanda pelo produto, o valor percebido para o usuário etc.

Se você está interessado em se tornar afiliado, quero deixar uma coisa bem clara: não vai funcionar da noite para o dia, você terá que dedicar um tempo para aprender e aplicar os conceitos até conseguir a primeira venda.

O blog do Hotmart divulgou um artigo com 6 dicas sobre o que você tem que investir para se tornar um afiliado de sucesso.

 

Pode conferir outras formas de renda extra de casa clicando aqui.