Se você trabalha com artesanato ou conhece alguém que trabalhe, sabe que uma das partes mais difíceis é vender o produto. Talento muita gente tem, mas não sabe monetizar isso da forma correta, concorda?

Por esse motivo muita gente deixa de investir no próprio talento para trabalhar com algo que não gosta. Algo que não a satisfaz de verdade. Quantas pessoas você conhece que estão nessa situação? Infelizmente, talvez até muitas…

E talvez até você seja uma dessas pessoas. Você pode ter um talento para costura, trabalhos com madeira, estilização de roupas, peças para bebês… qualquer coisa que você saiba e goste de fazer.

A boa notícia é que hoje em dia é muito mais fácil conseguir matéria prima, ferramentas e equipamentos para fazer seus trabalhos. E melhor ainda: com cada vez mais pessoas acessando a internet você pode conseguir vender para seu bairro, cidade ou para todo o país usando o Instagram, Facebook e outras ferramentas.

Então se você quer saber como ganhar dinheiro com artesanato confira esse artigo para saber as novas tendências para o mercado de artesanato.

Nos últimos anos a tendência para o artesanato é a de customização.

Cada vez mais as pessoas querem ter uma peça exclusiva ou feita de acordo com o gosto dela, mas sem ter que gastar centenas de reais com roupas de marca. As vezes é uma bolsa que combine com o estilo dela, ou uma tiara para o bebê que combine com o enxoval, uma peça decorativa para dar de lembrança em um casamento, um convite para os padrinhos em uma caixa de mdf… as opções são várias.

Mas antes de começar a citar as formas de ganhar dinheiro com arte, quero dar o lembrete que sempre trago aqui quando explico uma nova forma de renda extra em casa:

Não existe forma fácil ou receita milagrosa. Tudo vai precisa de dedicação. E falando de arte, mais ainda. Além disso, se você não gosta não adianta insistir. Claro que você deve testar e saber se gosta, mas não faça só pelo dinheiro.

Claro que existe muita gente que faz trabalhos manuais para ganhar dinheiro e você pode ser uma delas, mas não faça só focando no dinheiro por que a dedicação nesse tipo de profissão tem que ser muito grande.

Agora que passamos o lembre, vamos as ideias para faturar com artesanato!

#1 – Fuxico

O fuxico é uma técnica que aproveita restos de tecido para fazer trouxinhas de panos. Essas trouxinhas são usadas para fazer almofadas, descansos de copo, colchas, toalhas e caminhos de mesa, bolsas, bijuterias, enfeites de porta.

Levando para o caminho da customização, dá para lucrar com o artesanato de fuxico decorando pingentes de porta, caixas de mdf, tiaras para bebês entre outros.

artesanato-facil-para-lucrar

#2 – Patchwork

A ideia de trabalhar com o patchwork é semelhante a do fuxico: a de aproveitar retalhos de tecidos para criar novas peças. Só que no patchwork é preciso combinar pedaços de diferentes cores e tamanhos para forma um desenho, que pode ser a parte de cima de uma colcha, por exemplo.

Saber combinar as cores da forma correta é uma boa base para o resultado no patchwork. Essa técnica é muito conhecida na região sul do nosso país, tendo vários festivais pelo Rio Grande do Sul.

#3 – Tiaras, sapatinhos e faixas para bebês

Todas as mamães adoram ver seus bebês lindos! O enxoval de todo bebê começa a ser feito bem antes do nascimento. Esse costume cria uma oportunidade muito grande para ganhar dinheiro com artesanato criando peças exclusivas para bebês.

Os sapatinhos que podem combinar com o tema do primeiro quarto do recém nascido. Faixas e tiaras para as meninas, que vão ser usadas desde cedo até mais de um ano (quando não mais!).

Esses são alguns itens para imaginar. Nesses casos o trabalho de artesanato pode ser com crochê, tecidos e enfeites. Com um conhecimento básico de costura já dá para criar vários itens.

#4 – Caixas e Acessórios em MDF ou acrílico

Uma tecnologia que vem ganhando espaço nas gráficas é a de corte a laser em mdf e acrílico. Uma grande tendência no artesanato em 2017 é a das caixas personalizadas, seja para casamentos, aniversários, batizados, formaturas. Para todo tipo de eventos.

lucrar-artesanato-mdf

A vantagem do artesanato em mdf é que ele é um material barato e que você pode personalizar com o tema de qualquer festividade. As caixas podem ter diferentes tamanhos e podem ser cobertas e forradas com papel ou tecido. Também podem ser forradas com material estofado para guardar bebidas, relógios… etc.

Então se você procura uma forma de como ganhar dinheiro com artesanato nesse ano (e nos próximos!), trabalhar com mdf pode ser uma boa alternativa.

#5 – Trabalho em vidro

O trabalho em vidro muitas vezes não aparece no topo da lista de ideias para ganhar dinheiro com artesanato para muita gente. Principalmente por ser um material que requer um cuidado maior e ter um custo um pouco elevado. Mas sempre que uma peça aparece, como uma cascata de vidro, em eventos ou salões chamam muito a atenção.

Também dá para trabalhar reciclando garrafas de vidro e as decorando de acordo com o evento.

Também existem as pequenas cascatas de vidro de enfeite, que podem ser feitas com cerâmica e acrílico.

renda-extra-artesanato-vidro

Claro que nem sempre é um item simples de se fazer, até por que pode ser um produto que muitas vezes tem um porte grande, mas merece posição na lista pela tendência.

#6 – Construção de móveis em pallets

Certo que trabalhar com madeira não é fácil para todo artesão, principalmente se for para fazer artesanato com pallets. Mas para quem tem um pouco de conhecimento (ou vontade de aprender) a mexer com marcenaria é um bom mercado para se focar .

Outra grande tendência além da customização é a de trabalhar com materiais recicláveis, como a madeira de demolição e o aproveitamento de pallets de estoque, por exemplo.

Construir móveis com pallets rende um bom dinheiro quem sabe trabalhar bem e foca em áreas externas, como varandas, decks, jardins e outros. Você pode tentar começar pequeno com apenas uns jardins verticais para tentar.

#7 – Artesanato em papel

Esse talvez seja um dos artesanatos mais comuns para iniciantes. Fácil de começar, de adquirir material e de encontrar ideias. Claro que não dá para continuar na mesmice, tem que sempre que inovar e buscar novos materiais.

Hoje em dia existem uma variedade bem grande de tipos de papel, que variam com a espessura e com o brilho, para cada tipo de evento. Por exemplo, você pode buscar um papel mais rígido para fazer envelopes de convite e conseguir em uma gráfica uma máquina para fazer uns cortes mais trabalhados.

Também dá para pensar em criar rosas, pássaros e outros itens para enfeites de festas.

Tem também as pessoas que trabalham com cartonagem e encadernação artesanal de álbuns, que entra na categoria da customização e tem dado uma boa renda extra com artesanato com papel.

#8 – Ganhar Dinheiro com Artesanato em Massas

Nessa categoria entram os trabalhos manuais com massas, que pode ser a argila, o biscuit ou o acrílico, por exemplo.

Os trabalhos com essas coisas precisam de muita dedicação e muita gente começa fazendo como uma atividade para passar o tempo. Já outras fazem por terapia para manter a cabeça ocupada. Não importa como você pretende começar, o que acontece é que sempre as pessoas descobrem um talento que não conheciam.

Para quem faz artesanato com biscuit, o mercado é de enfeites para casamentos, aniversários, dia dos namorados entre outros, tudo muitas vezes personalizado para cada cliente.

Quem trabalha com outros tipos de massas encontra mercado na criação de vasos, de peças para aquário, grutas e pequenas cascatas de água usadas para meditação. Essas cascatas também podem ser ornamentadas com pedras e cristais de energia.

trabalho-manual-dinheiro

#9 – Sabonetes decorados

Os sabonetes decorados são bastante utilizados para dar um estilo ao banheiro de cada pessoa, além de deixar um aroma agradável no ambiente. Claro que podem ser usados em outros ambientes, vai do gosto de cada um.

Por sem um presente simples e delicado é muito indicado para dar de presentes de aniversário, nascimento, batizado, namoro etc. As pessoas que trabalham com esses sabonetes normalmente estão trabalhando com lembrancinhas personalizadas (lembra da customização que falei?).

Os tipos de sabonetes são variados e vão depender do gosto de quem encomenda e para quem é o presente. Isso faz mudar o material da embalagem, tamanho e formato dos sabonetes, aromas…

como-ganhar-dinheiro-com-artesanato

Conclusão

Não são poucas os meios de como ganhar dinheiro com artesanato, existem muitos outros além desses que citei acima (prometo que vou atualizando com o tempo…).

O tipo de arte vai depender do seu gosto, do quanto você deseja e está disposto a se dedicar para aprender. Uma das previsões para o futuro é que cada vez mais as pessoas criativas vão ganhar espaço, já que as máquinas vão estar fazendo quase todas as atividades comuns que existem hoje.

Essa previsão cria uma grande oportunidade para quem quer montar um negócio com artesanato ou só quer ganhar dinheiro vendendo a própria arte como uma forma de renda extra.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda sem votos...)
Loading...